Problemas no Ferryboat Cidade de Araioses
O ferryboat Cidade de Araioses voltou a apresentar falhas nesta quarta-feira (15), resultando na interrupção das viagens. Esta é a terceira ocorrência em apenas cinco dias que a embarcação necessita de manutenção. A primeira falha ocorreu no dia 3 de outubro, quando o ferry colidiu com pedras na Ilha do Cajual durante a travessia entre Ponta da Espera, em São Luís, e Cujupe, em Alcântara.
No terminal de Ponta da Espera, a fila de espera viu uma pequena diminuição à noite, mas aumentou gradativamente durante a tarde. Muitos passageiros decidiram desistir da viagem e retornar para casa, enquanto o local ficou lotado com aqueles que realmente precisavam viajar, como caminhoneiros com carga destinada à Baixada Maranhense, além de passageiros em veículos de passeio. A situação é ainda mais crítica, pois nove ambulâncias aguardam para embarcar.
Enquanto o Cidade de Araioses se encontra em manutenção, o ferry São Gabriel está realizando as travessias. No entanto, esse ferry não tem conseguido atender a demanda crescente, resultando no cancelamento de algumas viagens programadas para esta quinta-feira (15). Isso deixou muitos passageiros esperando por uma oportunidade de embarcar.
Leia também: Empresas Potencializam Crescimento com a Economia Criativa no Brasil
Fonte: novaimperatriz.com.br
Leia também: Crescimento da Economia Chinesa Enfrenta Desafios no 3º Trimestre em Meio a Tensions Comerciais
Fonte: reportersorocaba.com.br
Os passageiros relatam que uma nova travessia estava agendada para começar por volta das 18h30, mas a confirmação da administração local não foi divulgada. A insatisfação é palpável entre os caminhoneiros que aguardam o embarque, que expressam preocupações sobre a falta de garantias para sua viagem.
Este não é o primeiro incidente enfrentado pelo Cidade de Araioses. Nos últimos 15 dias, a embarcação já teve três falhas, causando transtornos significativos e incertezas para quem depende da travessia.
Beatriz Fontenele, médica do SAMU, estava entre aqueles que aguardavam com uma ambulância para embarcar. “Nós somos a única ambulância que atende 40 municípios da Baixada Maranhense. Estamos sem saber quando conseguiremos embarcar, estamos aqui parados e só iremos embora quando for possível”, lamentou.
Leia também: Nobel de Economia 2025: Como Inovações Impulsionam o Crescimento Sustentável
Fonte: daquibahia.com.br
Leia também: COP30: Participação Social Fundamental na Construção da Agenda Climática
Fonte: alagoasinforma.com.br
As falhas do ferryboat Cidade de Araioses impactaram diretamente a transferência de ambulâncias para 40 municípios da região da Baixada Maranhense, conforme destacado em imagens do terminal.
Nota da Secretaria de Governo
A Secretaria de Governo (Segov) publicou uma nota informando que o ferryboat Cidade de Araioses necessitou de manutenção corretiva no dia 10, após a identificação de uma falha, resultando na suspensão das viagens das 10h e 15h. A embarcação retornou às atividades às 15h30 do mesmo dia.
Entretanto, na tarde de ontem (14), foi constatada uma nova falha na reversora, um componente mecânico essencial para o funcionamento do ferry. Assim, uma manutenção detalhada do sistema de propulsão foi iniciada para garantir a segurança dos passageiros. As operações deverão ser retomadas assim que o problema for sanado.
A Segov reafirma seu compromisso com a segurança de todos os passageiros e com a rigorosa observância das normas de navegação.
