Iniciativa visa garantir a proteção e a folia segura para os pequenos foliões
Com a chegada do carnaval, é fundamental priorizar a diversão das crianças, sem deixar de lado a segurança. Para isso, foi lançada a campanha “Pule, Brinque e Cuide” que visa proteger crianças e adolescentes durante o Carnaval 2026. A ação é promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e busca mobilizar a sociedade para a responsabilidade coletiva na segurança dos pequenos.
O tema deste ano, “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, reflete a necessidade de conscientização sobre a prevenção e o enfrentamento de violações de direitos, como o abuso e a exploração sexual, além do trabalho infantil e outras situações que podem colocar as crianças em vulnerabilidade. Fábio Meirelles, Secretário Nacional Substituto dos Direitos da Criança e do Adolescente, destaca a importância desse esforço conjunto: “O Carnaval é uma das maiores expressões culturais do nosso país. E ele precisa ser, acima de tudo, um espaço seguro para meninas e meninos”, afirma.
A campanha tem como objetivo mobilizar diferentes setores da sociedade, incluindo foliões, famílias, trabalhadores informais, comerciantes, organizadores de eventos e gestores públicos, para que todos assumam a corresponsabilidade na criação de um ambiente seguro e respeitoso para os direitos humanos.
Dentre as ações de parceria destacadas na campanha, Fábio Meirelles menciona iniciativas em dois dos principais destinos carnavalescos do Brasil. Em Salvador, por exemplo, um plantão integrado de proteção aos direitos humanos, coordenado pelo governo da Bahia, atua de forma conjunta com diversos órgãos, reforçando a prevenção e a identificação de situações de violação. Em Recife, a iniciativa “Carnaval de Direitos”, promovida pela prefeitura, organiza a “Casa do Pequeno Folião”, que funciona como um espaço de proteção nos polos carnavalescos, com o intuito de identificar e encaminhar crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade ao trabalho infantil.
Além disso, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania preparou um Guia de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos, que serve como um recurso para gestores públicos e profissionais envolvidos na rede de proteção. O guia inclui orientações sobre planejamento, governança, ações preventivas, plantões integrados e processos de atendimento rápido em casos de violação de direitos. Para denúncias, o Disque 100 permanece disponível como um canal nacional acessível a todos.
