A Expansão do Gás do Povo
A partir da próxima segunda-feira, dia 26, o programa Gás do Povo terá seu alcance ampliado para todas as capitais brasileiras. Na segunda fase de implementação, o repasse do vale será direcionado a 950 mil famílias que poderão realizar a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de 13 kg (GLP) em mais de 10 mil revendas credenciadas espalhadas pelo país.
Inicialmente, na primeira fase do programa, 17 capitais ficaram de fora da iniciativa, entre elas Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES). Essas cidades, que não foram contempladas em novembro, agora terão acesso ao benefício a partir da próxima semana.
Mais Pontos de Troca e Benefícios Sociais
Essa nova fase também trará um aumento significativo no número de pontos de troca. O programa agora conta com um ponto de venda para cada seis revendas de GLP no Brasil. Isso significa que, ao todo, há 10 mil pontos de vendas, garantindo que todas as famílias atendidas tenham a facilidade de um ponto de troca a cada 2 km de suas residências.
A previsão é que o Gás do Povo esteja pleno em funcionamento até março do próximo ano, abrangendo 15 milhões de famílias, o que corresponde a cerca de 50 milhões de pessoas, em todos os 5.571 municípios do país. O ministro Wellington Dias ressaltou o impacto positivo que a iniciativa terá no orçamento das famílias de baixa renda. “O benefício proporciona alívio no orçamento dos mais carentes, permitindo que direcionem os recursos que seriam gastos com gás para a compra de alimentos ou para atender outras necessidades básicas”, afirmou.
Quem Pode Acessar o Gás do Povo?
Para se qualificar ao programa, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família, contar com pelo menos duas pessoas e ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, é fundamental que o Cadastro Único esteja atualizado nos últimos 24 meses. É necessário também que o CPF do Responsável Familiar esteja regular, sem pendências como Averiguação Cadastral ou indício de óbito.
Os interessados podem utilizar o aplicativo “Meu Social – Gás do Povo” para verificar sua elegibilidade, checar a situação do vale e localizar as revendas credenciadas. O app também fornece informações de contato e endereço dos pontos credenciados, facilitando o acesso a dúvidas.
Canais de Consulta
Os beneficiários têm à disposição diversas formas de consultar o direito ao vale recarga do Gás do Povo. Isso inclui:
- Aplicativo “Meu Social – Gás do Povo” (do Governo do Brasil);
- Consulta do CPF do Responsável Familiar no site oficial do MDS;
- Portal Cidadão Caixa;
- Atendimento Caixa Cidadão: 0800 726 0207.
Além desses canais, existem outras três opções de uso do vale, permitindo maior acesso ao programa, especialmente para pessoas sem acesso à internet ou celular.
