Operação de Busca Intensificada
O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, atualizou as informações sobre a operação de busca que já ultrapassa 130 horas em busca de duas crianças desaparecidas desde o último domingo (4), no povoado de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, a cerca de 250 km de São Luís. Os irmãos Ágata Isabelle, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, saíram de casa acompanhados de seu primo Wanderson Kauã, de 8 anos, que foi encontrado na última quarta-feira (7).
Em entrevista ao Correio, o chefe da Segurança Pública afirmou que o trabalho até o momento conta com a mobilização de aproximadamente 200 policiais das forças de segurança. De acordo com Martins, a operação agora conta com um efetivo total que varia entre 400 e 500 pessoas, incluindo policiais, equipes da prefeitura, voluntários e, mais recentemente, a colaboração do Exército.
Colaboração Militar e Tecnológica
Um grupo de 22 militares dos Batalhões de Infantaria de Selva (BIS) do Exército foi enviado ao município com o objetivo de auxiliar nos esforços de busca. Além disso, outros 15 policiais do Batalhão Ambiental, oriundos de São Luís, também se juntaram à força-tarefa. O secretário Martins destacou ainda a adição de tecnologia ao trabalho, mencionando a chegada de novos drones para a operação.
Desafios na Busca e Apoio Comunitário
Em uma conversa com o prefeito local, Roberto Costa (MDB), foi possível obter mais detalhes sobre a natureza da região onde as buscas estão sendo realizadas. A área é caracterizada por uma mata densa, rodeada por rios, lagos e cercada por fazendas. “Estamos utilizando drones, helicópteros e cães farejadores. As buscas são realizadas de forma contínua, quase 24 horas por dia”, ressaltou o prefeito.
Informações do Primo Resgatado
Segundo o secretário Martins, o primo Kauã está em boas condições de saúde e está colaborando com informações valiosas para as buscas, através da família e da equipe médica que mantém contato direto com ele. “Com base nos relatos que ele tem fornecido, estamos realizando e, em alguns pontos, reavaliando a varredura das áreas indicadas”, afirmou o secretário.
Investigações em Andamento
A Polícia Civil de Bacabal está investigando várias linhas sobre o desaparecimento das crianças. Porém, até o momento, os detalhes dessa investigação ainda não foram divulgados. As autoridades permanecem atentas e mobilizadas, na esperança de trazer as crianças de volta para suas famílias o mais rápido possível.
