Oportunidade para Artistas e Agentes Culturais
A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Cultura, anunciou a abertura do cadastro destinado a agentes culturais, artistas e profissionais do setor cultural. Essa iniciativa visa não apenas atualizar, mas também expandir o banco de dados cultural do município, promovendo uma organização e sistematização eficaz das informações relativas à cadeia produtiva cultural local.
Conforme informado pela Secretaria de Cultura, os dados obtidos durante esse processo servirão como um referencial para a análise dos principais segmentos culturais que operam na região. A ideia é auxiliar na criação de indicadores e no planejamento de ações, projetos e políticas públicas que contemplem melhor o setor cultural.
Os interessados têm até o dia 27 de fevereiro para realizar o cadastro, que deve ser feito por meio de um formulário online. Artistas e representantes de variadas vertentes culturais, incluindo música, dança, teatro, canto, circo, artes visuais, artesanato, literatura, contação de histórias, e museus, estão convidados a participar.
A secretária de Cultura, Elenice Sauer, enfatizou a importância desse cadastramento. “Esse é um meio de identificarmos todos os artistas locais e ampliarmos a abrangência das ações culturais em Marechal Cândido Rondon”, afirmou, ressaltando que um levantamento mais amplo de artistas e agentes culturais pode beneficiar significativamente as iniciativas culturais do município.
Quem Está Elegível para Participar?
O cadastramento está dividido em duas categorias: pessoa física e pessoa jurídica, bem como Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Pessoa Física
Artistas e profissionais da cultura interessados podem realizar seu cadastro acessando o formulário online. Durante o processo, deverão fornecer informações como nome completo, endereço, e-mail, nome artístico, área de atuação, data de nascimento, escolaridade e telefone.
Além disso, é necessário anexar um comprovante de atividades culturais, que pode ser um portfólio atualizado dos últimos dois anos, e informar perfis em redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube, entre outros, caso existam.
Pessoa Jurídica ou Organização da Sociedade Civil (OSC)
Entidades e OSCs devem se cadastrar por meio de um formulário específico, onde deverão informar o nome do responsável legal, nome da entidade, e-mail, área de atuação, data de nascimento do responsável ou data de fundação da entidade, além de endereço e telefone.
Esta categoria também exige que sejam anexados documentos como o estatuto da organização e um portfólio das atividades culturais realizadas nos últimos dois anos, além da indicação de perfis nas redes sociais.
A iniciativa da Secretaria de Cultura visa fomentar um ambiente cultural mais dinâmico e interativo em Marechal Cândido Rondon, permitindo que artistas e profissionais possam ter suas vozes e criações reconhecidas e valorizadas.
