A Importância do Dia Mundial da Educação Ambiental
Comemorado em 26 de janeiro, o Dia Mundial da Educação Ambiental é uma data fundamental para conscientização global sobre a necessidade de promover práticas sustentáveis. A Equatorial Maranhão, comprometida com a causa, destaca-se pelo programa E+ Reciclagem. Esta iniciativa visa transformar o manejo de resíduos, e em 2025, a distribuidora recolheu 3,68 mil toneladas de materiais recicláveis. Com isso, conseguiu evitar a emissão de aproximadamente 13 mil toneladas de CO₂ na atmosfera e ainda retornou mais de R$ 118 mil em descontos nas contas de energia para os clientes que participaram do projeto. Além desses números impressionantes, a ação também contribuiu para a preservação de 38 mil árvores, reforçando seu impacto ambiental.
A Equatorial Maranhão, com seu projeto, não só atua em prol da natureza, mas também beneficia a comunidade. Cerca de 420 instituições sociais receberam bônus que ajudaram a diminuir suas despesas com energia elétrica. Essa iniciativa reflete o compromisso da empresa com a responsabilidade social e a criação de valor para a sociedade.
15 Anos de E+ Reciclagem
Em 2026, o programa E+ Reciclagem completará 15 anos de operações no Maranhão. De acordo com Rosângela Martins, analista do programa de eficiência energética da Equatorial Maranhão, a proposta central é promover a coleta seletiva, educando a população sobre a preservação ambiental, enquanto oferece inspetores de descontos na fatura de energia. “Nossa iniciativa é regulamentada pela ANEEL e se destaca pela eficácia em estimular mudanças de hábitos entre os maranhenses”, afirma.
Como Participar do E+ Reciclagem
Rainilton Andrade, gerente de relacionamento da Equatorial Maranhão, orienta sobre como os clientes podem participar da ação. “Basta que o cliente leve a fatura de energia e um documento de identidade com foto a um dos postos de coleta, já com os resíduos separados. No local, cada material será pesado, gerando um bônus que será creditado na conta de energia. Após a transação, um comprovante evidenciará o valor do bônus, que pode ser utilizado na fatura seguinte ou doado a instituições beneficentes cadastradas”, explica Rainilton.
Tipos de Resíduos Aceitos
A seguir, são listados os tipos de resíduos que podem ser entregues nos postos do E+ Reciclagem:
- Papel: livros, revistas, encartes, jornais, papelão e embalagens longa vida (Tetra Pak);
- Plástico: PET, plástico duro, plástico filme, PVC, canos e forros;
- Eletrônicos: celulares, placas eletrônicas, computadores, aparelhos de som e televisores;
- Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo;
- Vidro: garrafas, copos, pratos, potes de conserva, embalagens de vidro e esmalte;
- Resíduo orgânico: óleo de cozinha.
Locais de Coleta em São Luís e Região
A Equatorial Maranhão disponibiliza diversos postos de coleta em São Luís e em outras cidades. Confira alguns dos endereços:
São Luís
- Equatorial Maranhão – Sede: Alameda A, Quadra SQS, nº 100, Loteamento Quitandinha, Altos do Calhau. Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 8h às 12h.
- Mateus da Cohab: Avenida Jerônimo de Albuquerque, nº 37, Cohab Anil. Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 8h às 12h.
- Lagoa: Rua dos Gaviões, s/nº, Ponta d’Areia. Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Caxias
- Endereço: Rua Aarão Reis, s/nº – 2º Batalhão da Polícia Militar. Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Imperatriz
- Sede Imperatriz: BR-010, km 010, s/nº, Entroncamento. Horário: segunda a sábado, das 7h30 às 12h.
Timon
- Centro: Rua Viana Vaz, s/nº (Empresa B&Q) – Centro. Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 8h às 12h.
