49ª Edição do Festival Guarnicê de Cinema
Estão oficialmente abertas as inscrições para a 49ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, agendado para ocorrer entre os dias 9 e 16 de julho de 2026, em um formato híbrido. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Diretoria de Assuntos Culturais (PROEC/DAC), divulgou o edital nº 03/2026, que traz as diretrizes para a participação e seleção de produções audiovisuais que tenham sido finalizadas a partir de julho de 2024.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma online até 22 de fevereiro de 2026, por meio do site guarnice.ufma.br. Podem participar cineastas brasileiros que tenham mais de 18 anos, com filmes de longa-metragem, curta-metragem e videoclipes, abordando uma ampla variedade de temas.
A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, ressaltou a importância de chegar à 49ª edição do festival, destacando: “São quase cinco décadas de atuação, difundindo cultura por meio do cinema, não apenas para o Maranhão, mas para todo o Brasil. Esse percurso demonstra a relevância do festival e a responsabilidade da UFMA e da PROEC em manter viva essa iniciativa que fortalece o audiovisual maranhense e nacional.”
Rosélis Barbosa, diretora do Festival Guarnicê de Cinema e da Diretoria de Assuntos Culturais da UFMA, também comentou sobre o evento: “O festival abre inscrições para sua 49ª edição reafirmando sua importância como espaço de difusão, exibição, formação e valorização do audiovisual. Convidamos cineastas e realizadores de todo o país a se unirem a nós e inscreverem suas histórias para serem exibidas no evento.”
Mostras Competitivas e Premiações
A 49ª edição contará com a Mostra Nacional Competitiva Guarnicê, voltada para longas-metragens com duração de pelo menos 70 minutos e curtas-metragens de até 30 minutos. Além disso, haverá a Mostra Maranhense Competitiva Guarnicê, que abrange curtas e longas-metragens, assim como videoclipes produzidos no Maranhão ou com temática diretamente relacionada ao estado, por realizadores maranhenses. Os cineastas do Maranhão poderão inscrever suas obras tanto na mostra estadual quanto na nacional, desde que façam inscrições separadas.
Os filmes que forem inscritos passarão por um processo de pré-seleção, conduzido por uma comissão composta por profissionais reconhecidos no setor audiovisual. A lista preliminar das obras selecionadas deve ser divulgada até 7 de abril de 2026, com um período de interposição de recursos nos dias 8 e 9 de abril. A lista final será publicada no dia 14 de abril.
Os vencedores das Mostras Competitivas receberão o Troféu Guarnicê, que será entregue na cerimônia de encerramento do festival, marcada para 16 de julho de 2026. Além disso, a Mostra Nacional prevê premiação em dinheiro para o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem. A Mostra Maranhense também contará com o Prêmio Assembleia Legislativa do Maranhão, que será concedido aos melhores filmes realizados no estado, além do Troféu Guarnicê para o melhor videoclipe.
Para mais informações sobre categorias, critérios de seleção, premiações e cronograma, o regulamento completo está disponível no site guarnice.ufma.br. Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail guarnice.inscricoes@ufma.br.
Sobre o Festival Guarnicê de Cinema
O Festival Guarnicê de Cinema tem como principal objetivo promover a produção audiovisual e fomentar o intercâmbio entre realizadores, com ênfase em obras de países de língua portuguesa. A programação inclui Mostras Competitivas, Mostras Paralelas, Mostras Especiais, ações formativas e o Seminário Acadêmico Ciência Cine Guarnicê.
Além das mostras competitivas mencionadas neste edital, o Festival Guarnicê também abrigará as Mostras Faz Todo Sentido, Jogos Digitais e Universitária, que têm regulamentos próprios e serão divulgados separadamente pela organização do evento.
