Serviços de Saúde e Cidadania
No último sábado, dia 7, a regional do Bairro São Francisco, em Rio Branco, que abrange 23 bairros, foi palco da primeira edição de 2026 do programa Juntos Pelo Acre. A ação, promovida pelo governo do Estado, promoveu a integração de diversas secretarias e contou com a colaboração da Defensoria Pública do Estado (DPE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de um Feirão de Empregos, além de uma oferta diversificada de serviços de saúde, incluindo doação de sangue e consultas com médicos especialistas.
O evento ocorreu nas escolas doutor Pimentel Gomes e Clícia Gadelha, que transformaram seus espaços em verdadeiros centros de atendimento à saúde da comunidade. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) trouxe uma equipe de profissionais, incluindo clínicos gerais, reumatologistas, pediatras, ginecologistas, oftalmologistas, nutricionistas e psicólogos. Além disso, foram oferecidos exames, testes rápidos, farmácias com distribuição de medicamentos e até testes vocacionais para os participantes.
Acadêmicos de Enfermagem da Uninorte, que se uniram ao programa, atuaram no acolhimento e triagem dos pacientes, enquanto a Santa Casa do Acre disponibilizou médicos para os atendimentos. A moradora do Panorama, Marisa Xavier Cordeiro, foi uma das atendidas e comentou sobre a qualidade do atendimento: “Esses médicos tratam a gente muito bem. Estou satisfeita, porque a consulta marcada para a semana que vem já fiz hoje”, disse.
A aposentada Maria Belém, residente no bairro Apolônio Sales, também destacou a experiência positiva ao se consultar com um reumatologista: “Fui muito bem atendida, os médicos muito atenciosos. Saí muito feliz. É uma coisa boa os médicos virem até nosso bairro”, contou.
Maria Cleita Sousa de Oliveira, outra moradora do Panorama, levou seus filhos, Gustavo e Iago, para consultas pediátricas e aproveitou a oportunidade para se consultar com um clínico geral, além de receber um kit de roupas do Vestuário Social. Grávida de quatro meses, ela expressou sua gratidão: “Trouxe meus dois pequenos, que estavam precisando de ir ao pediatra. Na semana é difícil pra mim sair e hoje fiz várias coisas ao mesmo tempo. A saúde deles está boa, da minha que ainda vai nascer, estou muito agradecida pela maneira e cuidado que fui atendida”, relatou.
Compromisso com a Comunidade
A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, idealizadora do programa, ressaltou a importância da presença do governo nas comunidades. “Política é estar presente. Nosso programa vai além da oferta de serviços e tem como missão ir ao barro, na zona rural, nos locais mais distantes do nosso estado, ouvir o povo e encaminhar soluções”, afirmou.
A equipe do Conselho Regional de Farmácia (CRF/AC) também marcou presença, oferecendo orientações sobre o uso seguro de medicamentos. Larissa Botelho, presidente do CRF, explicou: “Orientamos a população a não se auto-medicar, a usar nas doses corretas, pelo período necessário, e a não descartar medicamentos em locais inadequados.”
Rosemary Ruiz, chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre, destacou os resultados positivos do evento: “As mães estão saindo bem satisfeitas. Tivemos mais de cem consultas pediátricas, além de uma boa procura pela doação de sangue”, afirmou.
Ao longo do dia, a comunidade teve acesso a diversos atendimentos e orientações, como entrega de títulos, emissão de título eleitoral, certidão de nascimento, balcão de empregos e encaminhamentos nas áreas de assistência social, trabalho e cidadania. Essa iniciativa do Juntos Pelo Acre busca descentralizar o atendimento público, levando informações e serviços essenciais diretamente às comunidades com maior demanda social.
