Convocação de Especialistas para Atender Necessidades da Saúde
No Maranhão, a saúde pública ganha um reforço significativo com a abertura de 60 vagas destinadas a médicos especialistas, abrangendo áreas como colposcopia e anestesiologia em 30 municípios do estado. Os interessados têm até o dia 19 de fevereiro para se inscrever através da plataforma UNA-SUS.
O edital, lançado na última terça-feira (3) em Brasília, integra o programa ‘Agora Tem Especialistas’. Essa iniciativa visa combater as longas filas e ampliar o acesso da população a consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade, um desafio enfrentado por muitos maranhenses.
Os profissionais selecionados dedicarão 16 horas semanais à prática assistencial em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), além de quatro horas por semana para atividades educacionais. Essas atividades incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência, o que melhora a formação continuada dos médicos.
Atualmente, 583 médicos especialistas já atuam no programa em todas as regiões do Brasil. Com o novo edital, a expectativa é aumentar esse número para 1.500 profissionais, contribuindo para que 48,7% deles atuem no interior e 34% nas regiões metropolitanas, onde o atendimento é mais necessário.
No total, estão sendo disponibilizadas 900 vagas em 16 especialidades prioritárias em todo o país. Especialidades como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica são focadas em regiões com maior vulnerabilidade social e áreas de difícil acesso, onde a demanda por serviços de saúde é alta.
Lançado em 2025, o programa ‘Agora Tem Especialistas’ tem como um de seus principais objetivos reduzir o tempo de espera dos pacientes por atendimentos especializados. Além de aumentar a oferta de serviços, a iniciativa promove a formação em serviço e garante a presença de profissionais em locais onde a necessidade é mais evidente.
