Uma Análise Abrangente dos Melhores Hospitais Públicos
Um estudo minucioso realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) trouxe à tona a lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Esta pesquisa, que contou com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Instituto Ética Saúde (IES) e dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), revelou que impressionantes 30% das unidades referenciadas estão localizadas no Estado de São Paulo.
A capital paulista se destaca, concentrando o maior número de hospitais com reconhecimento, totalizando nove instituições que figuram nessa seleção. Depois de São Paulo, os municípios de Bauru e São Bernardo do Campo aparecem em segundo lugar, cada um com duas unidades. Outras cidades como Américo Brasiliense, Campinas, Cotia, Diadema, e várias outras contam com uma unidade de saúde pública bem avaliada.
Outros Estados Também São Destaque
Logo após São Paulo, Goiás mostra-se como o segundo estado com mais hospitais incluídos, totalizando 10. Outros estados como Pará e Santa Catarina possuem 7 hospitais cada, enquanto Pernambuco e Rio de Janeiro têm 6. Paraná, Amazonas, Bahia, Distrito Federal e Maranhão seguem com 3, e outros estados, como Ceará e Espírito Santo, apresentam 2 unidades. Vale ressaltar que Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe têm apenas uma unidade cada.
A pesquisa também aponta uma sub-representação da Região Norte, onde quatro dos sete estados (Acre, Amapá, Rondônia e Roraima) não têm hospitais públicos incluídos na lista. Alagoas, Mato Grosso e Paraíba também não possuem representantes nesse levantamento.
O Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil
Esta seleção faz parte da primeira edição do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, que irá determinar, entre os finalistas, quais são os dez melhores hospitais do país. O resultado será anunciado em maio. Para elaborar esse ranking, o Ibross considerou apenas hospitais federais, estaduais ou municipais que operam integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), excluindo a participação de planos de saúde.
Foram incluídas na avaliação hospitais gerais e especializados com mais de 50 leitos, com produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Importante ressaltar que hospitais psiquiátricos e de longa permanência não foram considerados.
A seleção dos 100 melhores hospitais levou em conta diversos critérios, incluindo acreditação hospitalar, taxas de ocupação, indicadores de mortalidade, disponibilidade de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e tempo médio de internação dos pacientes. Para a definição da lista final, haverá uma pesquisa independente de satisfação dos pacientes e uma análise de informações de compliance. Além disso, os dados de atendimento serão cruzados com a disponibilidade financeira dos hospitais.
Lista dos Melhores Hospitais Públicos do Brasil
A seguir, apresentamos a lista em ordem alfabética por UF dos 100 melhores hospitais públicos no Brasil:
Amazonas: Manaus: Hospital Dona Francisca Mendes; Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste; Maternidade Dr. Moura Tapajoz.
Bahia: Salvador: Hospital Ana Nery; Hospital Estadual da Mulher; Hospital Universitário Professor Edgard Santos.
Ceará: Fortaleza: Hospital Universitário Walter Cantídio; Instituto Dr. José Frota Central.
Distrito Federal: Brasília: Hospital Materno Infantil Dr. Antonio Lisboa; Hospital Regional Leste (HRL); Hospital Universitário de Brasília.
Espírito Santo: Serra: Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves; Vitória: Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).
Goiás: Aparecida de Goiânia: Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa); Goiânia: Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) e outros.
Santa Catarina: Balneário Camboriú: Hospital Municipal Ruth Cardoso; Florianópolis: Hospital Governador Celso Ramos; Joinville: Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria.
São Paulo: Américo Brasiliense: Hospital Estadual Américo Brasiliense; Bauru, Campinas, Santos e outros com hospitais públicos reconhecidos.
Para conferir a lista completa e detalhes sobre os hospitais, é recomendável acompanhar as atualizações do Ibross e órgãos de saúde relacionados.
