Live do MinC Sobre a Política Nacional Aldir Blanc
O Ministério da Cultura (MinC) promove, nesta sexta-feira (16), uma atividade virtual marcada para às 14h30, com o objetivo de esclarecer questões relativas ao término do Ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. A transmissão ocorrerá pelo canal oficial do MinC no YouTube e é especialmente direcionada a gestores públicos, tanto municipais quanto estaduais, que atuam na área cultural. A live se propõe a abordar os últimos prazos administrativos do primeiro ciclo, que são cruciais para a continuidade dos recursos destinados à cultura.
Para que haja a manutenção dos recursos e uma gestão pública transparente, os estados, o Distrito Federal e os municípios têm até o dia 30 de janeiro para concluir etapas importantes do processo. Durante a transmissão, as equipes técnicas do MinC detalharão como realizar diversas atividades essenciais. Entre os tópicos a serem abordados estão as regras para a transição de valores, que permitem mover os fundos remanescentes do Ciclo 1 para o Ciclo 2, bem como o envio do Relatório de Gestão por meio da Plataforma TransfereGov.
Orientações Para Gestores Públicos
A transmissão também oferecerá orientações sobre a classificação de despesas, com instruções específicas para utilização do aplicativo BB Gestão Ágil. Além disso, será explicado como enviar os dados relacionados ao fomento cultural, com informações que devem ser submetidas na Plataforma CultBR. Esta iniciativa do MinC visa facilitar a comunicação técnica e esclarecer as dúvidas dos gestores públicos, garantindo que nenhum ente federativo perca os prazos estabelecidos pela Política Nacional Aldir Blanc.
Para aqueles que desejam se preparar previamente, o MinC já disponibilizou materiais de apoio atualizados. Os interessados podem acessar a página de Guias, Manuais e Cartilhas do Ciclo 1 pelo endereço gov.br/aldirblanc. Dúvidas adicionais podem ser enviadas via e-mail para pnab@cultura.gov.br. Este momento é crucial para que todos os envolvidos na gestão cultural possam se alinhar às necessidades e exigências do fomento, assegurando a continuidade dos projetos e iniciativas culturais em todo o país.
