Expectativas para o Final de Ano em São Luís
Com a aproximação das festas de fim de ano, São Luís, a capital do Maranhão, se prepara para um expressivo crescimento no número de visitantes. O programa Diário da Manhã, transmitido pela Rádio Assembleia, trouxe à tona, nesta terça-feira (30), a análise sobre como a rede hoteleira está se adaptando para receber esse número elevado de turistas. O convidado da vez foi Igor Almeida, coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, uma entidade que coleta e distribui dados relevantes sobre o setor de turismo, em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo e outras instituições.
Atraídos pela vibrante programação da virada do ano, que ocorre na Avenida Litorânea, muitos turistas já começaram a desembarcar na cidade. De acordo com Almeida, a expectativa é que a ocupação hoteleira alcance impressionantes 96% nesse período festivo. “Acreditamos que este final de ano será muito promissor, não somente pelas festividades e shows, mas também pelo impacto positivo na economia local”, ressaltou.
Impacto Econômico nas Festividades
Além do aumento na taxa de ocupação dos hotéis, há uma previsão otimista de crescimento no faturamento de bares, restaurantes e diversos estabelecimentos comerciais. “O turismo é uma cadeia interligada. Quando um segmento se beneficia, todos os outros também colhem os frutos. É um período intenso de movimentação, tanto de moradores quanto de visitantes”, explicou o coordenador.
Dados recentes do Observatório do Turismo revelam que os turistas que chegam a São Luís não se limitam aos famosos Lençóis Maranhenses, mas também estão explorando novas opções, como os passeios náuticos na região de Raposa, evidenciando uma diversificação nas atrações locais. “Hoje, o turismo náutico em Raposa está em alta. Com os dados fornecidos pela prefeitura, notamos que o fluxo de passeios náuticos cresceu mais de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado”, destacou Almeida, que também mencionou várias estratégias implementadas pelo Governo do Estado para atrair turistas a diferentes pontos do estado.
Roteiros Integrados e Regionalização do Turismo
Almeida enfatizou que a Secretaria de Estado do Turismo está comprometida com a regionalização e integração dos roteiros turísticos. “Para 2026, já estamos implementando ações positivas que buscam integrar os roteiros dentro das diversas regiões turísticas do Maranhão. Não apenas São Luís, Lençóis e Delta, mas também polos menos explorados, como Timbiras e Munim Cocais. Estamos trabalhando em pelo menos um roteiro que conecta todos os dez polos turísticos do estado”, afirmou.
O programa Diário da Manhã de hoje, apresentado pelo jornalista Ronald Segundo, vai ao ar diariamente de segunda a sexta, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Para aqueles que desejam acompanhar a discussão na íntegra, o programa também está disponível no canal do YouTube da emissora.
