Ação Coordenada Rastreia Foragidos
Nesta terça-feira (27), a Força Estadual de Segurança cumpriu uma operação que resultou na prisão de nove foragidos da Justiça, em uma ação realizada na Grande São Luís, além das cidades de Viana e Cururupu, no Maranhão, e também em Manaus, no Amazonas. Conforme informado pelas autoridades, a maioria dos indivíduos detidos é associada a organizações criminosas ativas na região.
Entre os mandados de prisão cumpridos, destaca-se uma prisão civil relacionada a dívida de pensão alimentícia. Até o momento, seis pessoas foram efetivamente presas.
Os detidos incluem:
- Elina Mendes Figueiredo — condenada por roubo e com uma pena de 7 anos e 6 meses, cuja sentença já transitou em julgado;
- Érica Cristina Silva dos Santos — natural de Bom Jardim, foi capturada no Residencial Novo Renascer, na Cidade Olímpica, em São Luís. Ela cumpre uma pena de 12 anos e 5 meses pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com mandado definitivo expedido pela Vara Única de Bom Jardim;
- Francinaldo Cutrim Duarte — oriundo de Matinha, foi condenado a 12 anos por homicídio. Sua sentença é definitiva, e ele foi preso em São Luís;
- Carlos Henrique Alberto Costa Filho — também condenado a 12 anos por homicídio e detido em São Luís;
- João Paulo Bittencourt Alves — localizado e preso em Manaus (AM).
A Força Estadual ressaltou que todos os detidos possuem condenações por delitos significativos, como homicídio, tráfico de drogas e roubo. As operações de busca continuam em andamento, com o objetivo de localizar os demais alvos que ainda estão foragidos.
Segundo informações da corporação, a identificação e a localização dos alvos procurados resultaram de um trabalho minucioso de inteligência, realizado em colaboração com o Centro de Inteligência da Segurança Pública (CISP).
Compromisso com a Segurança Pública
As operações de segurança seguem sendo um forte compromisso das autoridades estaduais, que buscam não apenas prender os foragidos, mas também garantir um ambiente mais seguro para a população. A ação desta terça é um reflexo do empenho em desmantelar redes criminosas que operam nas duas regiões.
A população tem um papel fundamental nesse combate à criminalidade e é incentivada a colaborar com as autoridades, reportando atividades suspeitas e ajudando a manter a segurança nas comunidades.
