Expansão do Programa Gás do Povo
O Programa Gás do Povo, uma iniciativa do Governo Federal, dá início à sua segunda fase nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, alcançando 950 mil novas famílias em 17 capitais que ainda não haviam sido atendidas. Por meio deste programa, as famílias beneficiárias poderão recarregar gratuitamente botijões de gás de cozinha de 13 kg (GLP) em mais de 10 mil revendas credenciadas, contribuindo para aliviar a pressão no orçamento e combater a pobreza energética.
As capitais que agora fazem parte desta fase incluem Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES). Este avanço segue a primeira fase do programa, que ocorreu em novembro e beneficiou cerca de um milhão de famílias em dez capitais, entre elas Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Teresina (PI).
Impacto e Contribuições do Programa
Conforme o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, essa iniciativa permite que as famílias de baixa renda utilizem os recursos economizados com o gás para outras necessidades, como alimentação e cuidados básicos. Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressalta que o programa não só promove dignidade e saúde, mas também segurança alimentar, posicionando-se como a maior iniciativa global para a promoção do cozimento limpo.
Para serem elegíveis ao benefício, as famílias devem ser beneficiárias do Bolsa Família, ter pelo menos duas pessoas, dispor de uma renda per capita de até meio salário-mínimo, manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses, possuir o CPF regular do responsável familiar e não apresentar pendências cadastrais.
Combate às Alternativas Precarizadas
Essa ação combate o uso de alternativas menos seguras, como lenha e carvão, que expõem as famílias a riscos de saúde e acidentes. O objetivo é que, até março, o Gás do Povo alcance 15 milhões de famílias em todos os 5.571 municípios brasileiros, ampliando em três vezes o alcance do antigo Auxílio Gás dos Brasileiros, substituindo os repasses financeiros diretos pela recarga dos botijões.
As famílias têm à disposição ferramentas para consultar sua elegibilidade e localizar as revendas através do aplicativo ‘Meu Social – Gás do Povo’, do site do Ministério do Desenvolvimento Social (https://gasdopovo.mds.gov.br/), do Portal Cidadão da Caixa ou pelo telefone 0800 726 0207. Outras alternativas incluem o uso do cartão Bolsa Família com chip, do cartão de débito da Caixa ou a simples informação do CPF na maquininha, para receber o código via SMS.
Operacionalização e Acesso**
A operacionalização do sistema é realizada pela Caixa Econômica Federal, que conta com a adesão de revendas regularizadas pela ANP. Para esclarecer dúvidas, a população pode recorrer ao Disque Social 121, Canal FalaBR ou SAC da Caixa (0800 726 0101). Com aproximadamente uma em cada seis revendas nacionais conectadas ao programa, a iniciativa assegura um acesso facilitado, com pontos de revenda situados a até 2 km das residências em muitos casos. As informações são provenientes do Governo Federal.
