Cerimônia de Posse Marca Novo Ciclo na UNEB
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizou, nesta terça-feira (13), a cerimônia de posse e recondução das professoras Adriana dos Santos Marmori Lima e Dayse Lago de Miranda aos cargos de reitora e vice-reitora, respectivamente. Com mandato que se estende até 2029, a solenidade ocorreu no teatro da universidade, localizado no Campus do Cabula, em Salvador. Este evento encerra o processo iniciado com a reeleição e a formalização da assinatura do termo de posse, presidida pelo governador no início de janeiro.
O resultado do pleito, que ocorreu em outubro, mostrou expressiva aprovação de 93,68% para a chapa liderada pelas duas professoras, que agora iniciam seu segundo mandato à frente da universidade. A vice-reitora Dayse, que não pôde comparecer à cerimônia devido ao falecimento de sua irmã, Dyone Cristina de Lago, foi representada por sua outra irmã, Denise Lago.
Durante a cerimônia, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ao representar o governador Jerônimo Rodrigues, parabenizou as reitoras e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a educação pública. “Nós passamos por um período de gestão dessa reitoria e, agora, essa equipe foi reconduzida pela confiança da comunidade acadêmica em um projeto que transforma a vida das pessoas através da educação superior. Estamos aqui para ressaltar a importância da universidade pública e testemunhar o compromisso de duas mulheres, professoras da Educação Básica, que têm contribuído para a construção de um ensino superior público, democrático e inclusivo”, destacou Brito.
Compromissos e Desafios para o Futuro
A reitora Adriana Marmori destacou a relevância da UNEB na formação de cidadãos e reiterou o compromisso com a qualidade do Ensino Superior. “Estamos aqui para reafirmar a universidade pública como um santuário da democracia e como o centro da produção de Ciência, arte e cultura libertadora. Nos últimos quatro anos, investimos em infraestrutura e ampliamos o quadro de docentes e técnicos, por meio de dois concursos públicos. Assumir este reitorado sendo mulher, negra e oriunda do interior da Bahia, e egressa da UNEB, é mais do que um marco pessoal; é um ato de reparação histórica e afirmação política”, enfatizou.
Marmori também apontou os compromissos inegociáveis para este novo ciclo, que incluem: investir na formação de pessoas, aprofundar a governança democrática e inovadora, e fortalecer o trabalho em rede. “Estamos determinadas a fazer da UNEB uma instituição que não apenas se destaca academicamente, mas que também se torna um reflexo da diversidade e do potencial transformador da nossa sociedade”, acrescentou a reitora.
Perfil das Reitoras
A reitora Adriana Marmori é Doutora pelo Programa Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2018), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB (2009), e possui especializações em Alfabetização pela FAEBA/IAT e em Informática Educativa pela UEFS (1997). Formada em Pedagogia pela UNEB (1991), ela atualmente participa de grupos de pesquisa voltados para Estudos sobre Gênero e Sexualidade (ENLACE), Planejamento e Gestão Educacional (EDUCATIO), e Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC).
