Desembargador Ricardo Duailibe assume liderança do TJ-MA
Na última Sessão Plenária Administrativa, o desembargador Ricardo Duailibe foi escolhido para presidir o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) durante o biênio 2026-2028. A votação contou com a participação ativa dos membros da Corte, incluindo desembargadores e desembargadoras, que se reuniram para decidir sobre a nova diretoria.
Na mesma sessão, o desembargador Gervásio Protásio dos Santos foi eleito para a vice-presidência, superando o desembargador Tyrone Silva. Gervásio agora se junta a Duailibe na Mesa Diretora, formando uma nova liderança para a Corte maranhense.
Ricardo Duailibe, natural de São Luís, nasceu no dia 6 de junho de 1955, e é filho de Benedito Salim Duailibe e Maria de Lourdes Bugarin Duailibe. Ele se formou em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em junho de 1979, após ter iniciado suas atividades acadêmicas na Escola Modelo Benedito Leite e no Colégio Marista, completando o ensino médio como bolsista no Oceanside High School, na Califórnia, Estados Unidos.
Com uma longa trajetória na advocacia, Duailibe foi nomeado desembargador do TJMA em 9 de agosto de 2013, ocupando a vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. Atualmente, ele faz parte da 5ª Câmara Cível do Tribunal.
Na sua atuação na Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Ricardo foi conselheiro seccional e integrou a primeira composição do Tribunal de Ética. Ele também é fundador e já atuou como presidente do Instituto dos Advogados do Maranhão (IAM).
O novo presidente do TJ-MA já exerceu a função de ouvidor do Poder Judiciário no Maranhão durante o biênio 2016-2017 e, em 2018, foi agraciado com o título de Ouvidor Emérito no IV Encontro Nacional do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais.
Em fevereiro de 2017, Duailibe foi eleito como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) pelo TJMA, atuando como corregedor regional eleitoral até dezembro daquele ano. Ele presidiu o TRE-MA de 18 de dezembro de 2017 a 23 de fevereiro de 2019, liderando as eleições presidenciais de 2018 no estado.
Como advogado, Duailibe recebeu diversas condecorações, incluindo o diploma da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Oficial, e a Medalha do Mérito Judiciário “Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo”, ambos concedidos pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.
