Vitória luta e classificação garantida
O Santos FC está oficialmente na segunda fase da Copa São Paulo de Juniores. Na noite desta quarta-feira, o time enfrentou o União Cacoalense-RO no estádio Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, e com uma atuação destacada de Mateus Xavier, conseguiu uma vitória por 2 a 1. Com este resultado, o Santos mantém seu aproveitamento de 100%, alcançando a liderança do Grupo 16 com seis pontos, enquanto o União ocupa a terceira posição com apenas um ponto a menos.
A partida começou com um embate acirrado no meio-campo, sem que grandes oportunidades de gol se apresentassem. Entretanto, o Santos fez valer sua pressão e, aos 36 minutos, após um escanteio, a bola sobrou para Mateus Xavier. Com um voleio preciso, ele abriu o placar, colocando o Santos na frente.
A vantagem poderia ter sido ampliada ainda no primeiro tempo. Aos 39 minutos, Lucas Yan arriscou um chute de longa distância, mas a bola acertou a trave, frustrando a chance de aumentar a diferença. Pouco depois, Rafael Freitas teve uma grande oportunidade, mas chutou por cima do gol, perdendo uma chance clara de gol.
No segundo tempo, o Santos voltou a campo tentando pressionar o adversário em busca do segundo gol. No entanto, quem marcou foi o União Cacoalense. Aos 14 minutos, Coutinho foi derrubado na área, e o árbitro não hesitou em marcar pênalti, que foi convertido por Ji-Paraná aos 16 minutos, deixando o jogo empatado.
Não demorou, porém, para o Santos retomar a liderança. Aos 22 minutos, JP Chermont fez um cruzamento perfeito, encontrando Mateus Xavier, que, com um cabeceio preciso, colocou a bola no canto e anotou seu quarto gol na Copinha 2026, garantindo a vitória para o time da Vila Belmiro, que não conseguiu marcar novamente no restante da partida.
Além do Santos, outro clube que garantiu sua vaga na próxima fase foi o Fortaleza, que venceu o Confiança-PB por 4 a 2, chegando também a seis pontos e disputando a liderança do Grupo 23 com o União Mogi, que também está classificado.
A rodada ainda contou com bons resultados para outras equipes, como Náutico, Juventude, Criciúma, Ivinhema-MS, Maruinense-SE e Osasco Audax, este último se destacando ao aplicar uma goleada de 6 a 0 no União-MT.
Confira os resultados completos das partidas desta quarta-feira:
- Nacional 0 x 0 Portuguesa
- CSE-AL 0 x 3 Internacional
- Ibrachina 1 x 1 Santo André
- Cosmopolitano 1 x 4 Red Bull Bragantino
- Comercial Tietê 1 x 0 XV de Piracicaba
- Paulínia 1 x 3 Portuguesa
- Atlético Guaratinguetá 1 x 2 São José
- União Mogi 1 x 0 Centro Olímpico
- Itaquaquecetuba 0 x 0 Novorizontino
- Referência 1 x 2 Ituano
- Ferroviário-CE 0 x 0 Bangu
- Ferroviária 2 x 1 América-RJ
- Independente-AP 0 x 2 São Paulo
- Nacional-AM 0 x 3 Juventude
- Ivinhema-MS 2 x 1 Real-RS
- Juventude-MA 1 x 3 Náutico
- Confiança-PB 2 x 4 Fortaleza
- Canaã-DF 0 x 3 Criciúma
- Operário-PR 1 x 1 Vila Nova
- São Luís-MA 1 x 1 Figueirense
- Quixadá 1 x 1 Cuiabá
- São-Carlense 1 x 1 Real Brasília-DF
- Real Soccer 0 x 1 Maruinense-SE
- Osasco Audax 6 x 0 União-MT
- Taubaté 1 x 2 Águia-PA
- União Cacoalense-RO 1 x 2 Santos
