Compensação de Carbono e Educação Ambiental
Nesta sexta-feira (30 de janeiro), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deu um importante passo em direção à sustentabilidade ao realizar o plantio de mudas de ipês na Praça das Jandaias, localizada no bairro Cohab, em São Luís. A ação é parte do projeto “Semente Viva: ação e regeneração sustentáveis” e foi realizada em colaboração com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). O objetivo é compensar as emissões de carbono do Judiciário maranhense, além de envolver estudantes da Escola Municipal Rubem Goulart nessa iniciativa ecológica.
A presença dos alunos sublinha o aspecto educativo da atividade. Para Anne Silva, de 11 anos, estudante do 6º ano, o evento foi uma oportunidade divertida e repleta de aprendizados sobre a importância das árvores. “Tem pessoas que não gostam de árvores, que não gostam de plantar árvores, mas elas precisam saber que é muito legal, porque são elas que nos mantêm vivos. Elas dão vento e oxigênio para a gente respirar, além de frutos”, refletiu.
Maria Eva, também de 10 anos e sua colega de turma, enfatizou a importância da iniciativa. “É uma ação muito importante. Por mais que a maioria do oxigênio venha dos microplânctons e das algas, as árvores também são essenciais para produzir o ar que respiramos, e a cidade também não fica quente, né?”, comentou.
