Oportunidades para a Cultura Local
No último encontro, marcado por um clima de diálogo e esclarecimento de dúvidas, produtores culturais de Caxias tiveram a chance de se reunir com técnicos da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. O objetivo foi apresentar os Editais Culturais para 2026, no auditório da Prefeitura.
Durante o evento, três editais foram destacados: a Premiação Cultural para Escolas de Samba e Blocos Tradicionais, o Credenciamento de Atrações Carnavalescas e o Credenciamento de Atrações para o Calendário Anual de Eventos. Os técnicos da Secretaria forneceram detalhes sobre critérios, segmentos, valores e etapas de cada edital.
O Secretário de Cultura, Maciel Mourão, enfatizou a relevância desses editais. “O ano de 2026 começou e as atividades da Secretaria de Cultura também foram reiniciadas. Para isso, precisamos de processos administrativos. Nossos editais são o nosso formato de contratação dos grupos culturais, permitindo que eles tenham acesso às documentações necessárias, datas de inscrições e resultados, garantindo que todas as ações estejam dentro dos processos administrativos”, afirmou Mourão.
Os produtores presentes ressaltaram a importância desse contato direto e o acesso a informações, fundamentais para o fortalecimento da cultura em Caxias. Antônio Zilton, produtor cultural, destacou: “Os editais têm uma lógica que, por muitas vezes, não é compreensível para todos. Muitas pessoas podem ter dificuldade em ler um edital sozinhas, mas a Secretaria de Cultura tem se esforçado para simplificar a linguagem, tornando os conteúdos mais acessíveis, o que ajuda qualquer um a elaborar e apresentar seu projeto”.
A produtora cultural do segmento de Bumba Boi, Raynara Rejane, também fez questão de elogiar a iniciativa. “É muito importante para nós estarmos aqui, ouvindo e podendo contribuir com a nossa opinião sobre os editais. A oportunidade de discutir o que pode ser melhorado e, ao mesmo tempo, entender como funcionará todo o processo anual, incluindo o período carnavalesco, é essencial”, concluiu.
