Compromisso com a Qualificação em Saúde
Nesta quarta-feira, 4 de outubro, o Ministério da Saúde promoveu a formatura de uma nova turma de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) em São Luís, Maranhão. O evento resultou na diplomação de 3.777 ACS e 1.152 ACE, simbolizando um avanço significativo na qualificação das equipes que atuam na Atenção Básica e Vigilância em Saúde no estado.
O secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Jerzey Timóteo, destacou durante a cerimônia que o investimento mais eficaz do Sistema Único de Saúde (SUS) é na capacitação das pessoas. Ele afirmou: “Estamos celebrando com alegria, orgulho e esperança a conclusão dessa turma. Este investimento será crucial para o aprimoramento do cuidado com a população e para fortalecer ainda mais o SUS”.
Programa Mais Saúde com Agente: Formação e Integração
O programa Mais Saúde com Agente visa proporcionar formação técnica aos agentes comunitários e endêmicos em todo o Brasil. A formação foi estruturada em um formato híbrido, com 40% da carga horária dedicada ao Ensino a Distância (EaD) e 60% a atividades práticas nos próprios territórios de atuação dos agentes. Essa estrutura é inovadora e promove a integração entre os ACS e ACE, estimulando debates e ações educativas que ampliam o olhar crítico e o escopo de atuação desses profissionais.
O impacto dessa qualificação se reflete na qualidade do atendimento à população e no fortalecimento das redes locais de saúde. Além disso, o programa conta com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).
Valorização da Profissão e Futuro dos Agentes de Saúde
A vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS), Marina Lara, ressaltou a importância deste momento para todos os agentes do país. “A diplomação em nível técnico para os agentes comunitários de saúde e endemias é a realização de um sonho, fruto de muito esforço e luta. Esse avanço é resultado da colaboração entre o governo federal, o Ministério da Saúde e as instituições envolvidas”, afirmou.
Mostra Nacional: Troca de Experiências e Reconhecimento
Além da cerimônia de formatura, um evento importante está prestes a acontecer. Nos dias 18 e 19 de março de 2026, Brasília será palco da Mostra Nacional do Programa Mais Saúde com Agente. Durante o evento, 200 trabalhos de todas as regiões do Brasil serão apresentados, com dois autores principais para cada proposta. Os 400 agentes selecionados terão suas despesas cobertas para compartilhar suas experiências na capital federal.
Em um gesto de reconhecimento, haverá premiação para dois trabalhos por região, que serão registrados em um web documentário, produzido pelo Conasems. A mostra, portanto, não só celebrará a dedicação dos agentes, mas também servirá como um espaço para troca de conhecimento e boas práticas na área da saúde.
