Visita a Parque Industrial na Índia
Com o objetivo de aumentar a autonomia do Brasil na saúde pública, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na última quinta-feira (19) no parque industrial da Biocon, situado em Bengaluru, na Índia. A visita faz parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer a produção nacional de medicamentos complexos.
Durante seu tour, Padilha teve a oportunidade de conhecer as instalações voltadas à fabricação de medicamentos biológicos, incluindo o pertuzumabe, utilizado no tratamento do câncer de mama HER2-positivo. Além disso, o ministro se familiarizou com a produção de medicamentos à base de GLP-1, como a semaglutida, famosa como “caneta emagrecedora”, indicada para diabetes tipo 2 e obesidade.
“Visitamos uma das maiores empresas de medicamentos biológicos e biossimilares. Esses tratamentos modernos são essenciais para o combate ao câncer e a doenças autoimunes, e queremos implementá-los no Brasil. Essa parceria é crucial para assegurar que a população tenha mais acesso a esses medicamentos, salvando vidas. A Biocon também é líder em tecnologia de peptídeos, que são fundamentais para o manejo do diabetes e controle da obesidade, e que futuramente poderão ser utilizados para outras doenças”, declarou Padilha. Ele ressaltou a expectativa de que as interações entre empresas brasileiras e indianas resultem em novos acordos que ampliem a tecnologia e a produção de medicamentos no Brasil, reforçando a saúde e a soberania do país com o apoio do parceiro BRICS, Índia.
